sexta-feira, 6 de novembro de 2009

REPRESENTAÇÕES DO MASCULINO



Deixo como uma ótima dica para aqueles que se interessam pelo tema MASCULINIDADE, o livro REPRESENTAÇÔES DO MASCULINO dos autores Francisco de Oliveira e Maria Inês Ghilardi-Lucena (2008).



Felizmente deparei-me com este compêndio durante minhas pesquisas para a produção de minha monografia da graduação de psicologia e foi de muito bom proveito. O referido livro compõe trabalhos de vários pesquisadores, dentre eles: brasileiros , peruanos e portugueses; abarcando temas que dividem-se em: gênero masculino e mídia, gênero masculino e literatura, além de gênero masculino e sociedade, explorando de forma espetacular o lugar do masculino na atualidade e no passado.



A primeira parte - GÊNERO MASCULINO E MÍDIA -aborda as mudanças ocorridas no homem em função das relações de gênero e o movimento feminista, perpessando temas como pós-modernidade, machismo e o estudo de gênero; mais ainda, as representações do masculino nas capas de revista e o modo como o homem é retratado na mída - aqui inclui-se também as novelas e o metrossexual.




A segunda parte: GÊNERO MASCULINO E LITERATURA, os autores fazem uma leitura da masculinidade e gênero sob égide de grandes personagens da literatura, como por exemplo Neoptólemo; uma leitura de Sêneca e seus personagens, dentre outros; além da masculinidade e pós-modernidade.




A terceira e última parte, denominada: GÊNERO MASCULINO E SOCIEDADE, expõe a questão da masculinidade na Pólis Ateniense, o universo masculino e o vencer, a paternidade, as representações da masculinidade gaúcha e o trote universitário sob a ótica de gênero.


Uma ótima leitura sobre gênero e principalmente a respeito da respresentação da masculinidade da atualidade, com uma boa caminhada pela mídia, literatura e as questões que envolvem o universo masculino na atualidade!!!!


BOA LEITURA E APRENDIZADO!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário