terça-feira, 10 de novembro de 2009

ARTE DO CORPO (BODY ART)

"Quero usar o meu corpo como material e manipulá-lo"
Bruce Nauman (1970)



A arte do corpo ou body art, pode ser conceituada como um novo modo de produzir a arte tomando como matéria o próprio corpo, intitulado como arte contemporânea, usa-se suor, saliva, sangue, esperma e outros fluídos como forma de representar a materialidade do corpo. Faz um regresso ao trabalho pioneiro dos surrealistas e dadaístas com o uso do corpo do artista - como matéria da obra; além disso, reedita algumas práticas utilizadas por sociedades "primitivas", como por exemplo: pinturas corporais, tatuagens e inscrições diversas sobre o corpo.
Tal arte popularizou-se em 1960, tendo como referência encontradas no início do séc.I, com o mesma premissa de Marcel Duchamp, na qual "tudo pode ser usado como uma obra de arte" - incluindo o corpo. Outros artistas podem ser considerados também como precursores, como o francês Yves Klein (usava corpos femininos como "pincéis vivos"), o americano Vito Acconci e, ainda, o italiano Piero Manzoni.
As obras são um convite à reflexão, pois servem igualmente como uma crítica ao "tecnologismo" da atualidade e à inserção de novos atores sociais como: negros, homossexuais, mulheres, etc.
Alguns dos principais artistas dessa arte, são:


Bob Flanagan;
Bruce Nauman;
Marina Abramovic;
Yves Klein;
Etc.




Segue abaixo, várias manifestações do tema em questão e que estas possam servir como reflexão e questionamentos a respeito da utilização do corpo:







Um comentário:

  1. adorei, simplesmente perfeitooo... todas as pinturas são lindas!!! (adoro essas coisas inovadoras ou nem tanto, que tu colocas aqui).,

    ResponderExcluir