quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SOLAR DO UNHÃO




Olá meus leitores...esse dois meses, pretendo servir como guia turístico baiano, mostrando fotos e comentando sobre alguns dos patrimônios e pontos turísticos de Salvador e região. Para aqueles que desejam conhecer a cidade e os pontos históricos é uma ótima oportunidade!! Será uma preparação e um aguçamento!



Começarei pelo Solar do Unhão:






O Solar do Unhão localiza-se em Salvador, no bairro do Comércio, próximo ao Mercado Modelo e o Elevador Lacerda. Constitui-se em um expressivo conjunto arquitetônico, juntamente com a Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques. O conjunto atualmente sedia o Museu de Arte Moderna da Bahia (Entrada Gratuita).



O terreno onde se encontrava a fonte foi legado por Gabriel Soares de Souza e aos padres beneditinos em 1584. Em 1690, residiu no local o Desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, o qual vendeu a propriedade em 1700, a José Pires de Carvalho Albuquerque (o velho), que ali estabeleceu morgado, conduzindo a propriedade à sua fase áurea: datam do século XVIII os painéis de azulejo português e o chafariz. A primeira referência à capela data de 1740, por ocasião do batizado de uma de suas netas.



Com o declínio da economia açucareira, o Solar foi arrendado, período em que passou por um processo de relativo declínio. No início do século XIX, a propriedade pertencia Antônio Joaquim de Carvalho e Albuquerque, Visconde da Torre de Garcia D'Avila, sendo utilizada como residência urbana da família. O solar serviu ainda de depósitos de mercadorias destinadas ao porto de Salvador e, mais tarde, serviu como quartel para os fuzileiros navais que serviram na Segunda Guerra Mundial.



O conjunto foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico Nacional na década de 1940. Posteriormente, foi adquirido pelo Governo do Estado para sediar o Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM. Após um trabalho de restauração com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o MAM foi inaugurado em 1969, oferecendo oito salas de exposição, teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados.



As dependências da antiga senzala encontram-se requalificadas como restaurante especializado em culinária baiana, com uma ótima vista da Bahia de Todos os Santos.
O Solar sedia o Museu de Arte Moderna, que conta com um acervo de arte contemporânea, com cerca de mil obras, o qual destacamos os trabalhos de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari Di Cavalcanti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri.
Na área externa, o visitante encontra o chamado Parque das Esculturas, uma exposição a céu aberto inaugurada em 1997. À beira-mar encontram-se obras contemporâneas de autoria de Bel Borba, Carybé, Chico Liberato, Emanoel Araújo, Mestre Didi, Tati Moreno, dentre outros.



Vale a pena conhecer...vai lá!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário